Estudantes do Sistema Prisional participam de atividade sobre mulheres que fizeram história

29/03/2022 15h00 - Atualizado em 29/03/2022 15h01

Os estudantes do Centro de Detenção Provisória (CDP), da unidade escolar referência Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Domingos do Norte, participaram de uma atividade diversificada na disciplina de Arte, intitulada “As mulheres que mudaram o mundo”. O objetivo foi promover reflexões sobre as questões sociais enfrentadas pelas mulheres ao longo dos anos.

As biografias escolhidas foram as de Ana Néri, Valentina Tereshkova, Tarsila do Amaral e Malala Yousafzai. “A trajetória dessas mulheres foi de muita luta, marcada pelo machismo, discriminação, falta de oportunidade e, muitas vezes, pela falta de apoio por parte da família. No entanto, elas não desistiram de lutar pelos seus ideais e objetivos. Esses assuntos precisam ser colocados em discursão para que ocorra a mudança de pensamento em nossa sociedade”, disse o pedagogo Tiago Ferreira da Silva.

Os alunos foram divididos em grupos e cada um confeccionou cartazes, a partir da biografia de cada mulher, criando uma ilustração sobre as trajetórias delas. “Abordar esse tipo de assunto é muito importante no contexto de um espaço de privação de liberdade”, destacou a professora Tamiris Ferreira da Silva.

Tiago Ferreira da Silva acrescentou que a ação foi um sucesso. “Tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da atividade e os estudantes se demostraram animados e inspirados com cada trajetória, que serviu como referência para eles também não desistirem dos seus sonhos e objetivos”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata