Governo do Estado lança Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES

14/03/2022 13h12

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (11), a instituição do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM - do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) - motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, foram anunciadas mil novas vagas de graduação e pós-graduação, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC). 

“Muitas pessoas não fazem curso superior, pois não têm oportunidades. A gente sabe que a educação abre portas. Sonho com um Estado mais igual em termos de oportunidades. Temos um País rico, mas desigual. Sonho com um Estado sem pobreza, sem ver pessoas passando necessidade. O Espírito Santo tem muitas coisas a apresentar, como o melhor Ensino Médio do País. Tenho plena convicção que é a educação que nos levará a ser um estado menos violento”, pontuou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Temos que ganhar velocidade para recuperar o tempo perdido por conta da pandemia, que acabou tirando os alunos da sala de aula por mais de um ano e meio. Temos condições de avançar e gerar oportunidades para essa juventude. Temos 13,7% da população capixaba com curso superior e temos que avançar. Queremos um Estado rico e próspero para as pessoas”.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, falou sobre a importância dessas áreas na estruturação das políticas de desenvolvimento para o Espírito Santo.  “A ciência e a inovação são importantes pilares para o desenvolvimento capixaba e a formação profissional é uma das prioridades para a Administração Estadual. O UniversidadES já nasce moderno e inovador. Isso porque fomenta a capacitação nas áreas STEAM, que são motores para o futuro. Apresenta um formato híbrido, aproveitando estruturas físicas já existentes e dando destaque ao ensino EaD, reunindo parcerias sólidas e de baixo custo para o Estado. Esse é o futuro!”, disse.

Durante o evento de lançamento, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes, apresentou o modelo, eixos, vagas e distribuição dos polos de ensino do sistema. “A implantação da UniversidadES promove a ampliação do número de vagas de ensino e concretiza o esforço do Governo do Estado na articulação dos atores da Educação Superior e Profissional para suprir a atual demanda de ensino. O mundo tem mudado numa velocidade muito grande e o Espírito Santo está se movimentando para dar respostas a esta demanda de formação de profissionais para o mercado em velocidade compatível”, destacou.

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Compõem os eixos: 

a) de Ensino Superior: a Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” - FAMES, a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (APM/ES), Academia da Polícia Civil, o Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), os Programas Nossa Bolsa, Nossa Bolsa Mestrado e Programa Universidade Aberta Capixaba;

b) de Ensino Técnico, Profissional, Educação Financeira e Empreendedora: os Centros Estaduais de Ensino Técnico, o Programa Qualificar ES, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP e outros programas de formação continuada; 

c) de Pesquisa, Extensão e Inovação: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - CPID, o Programa Instituto de Inteligência Computacional Aplicada - I²CA, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação - ICEPi e o Programa Centro Técnico Criativo - CTC.

Mais vagas

O decreto que institui o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES também cria a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação no Estado, além de possibilitar o apoio do Estado a projetos e atividades desenvolvidas no escopo da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da concessão de bolsas nas modalidades de: Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação, Pesquisa Científica e Tecnológica, Formação e Extensão e Apoio à Difusão de Conhecimento. 

A UnAC irá funcionar em formato híbrido, por meio de Ensino a Distância (EaD) e utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB). São mil novas vagas, sendo 500 vagas por ano em cursos de graduação e 500 vagas em cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em 35 polos, em 34 municípios espalhados por todo o Espírito Santo.

A Universidade Aberta Capixaba será implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), mediante a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação.

“O Sistema UniversidadES é uma demanda importante para o Espírito Santo e com forte impacto social. O Governo do Estado, por meio desse sistema, irá levar educação de qualidade a diversas localidades, oportunizando cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento. O Ifes se sente honrado por fazer parte desse sistema dada a sua experiência consolidada em Educação a Distância e em diferentes eixos tecnológicos, atuando no ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão”, informou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

A superintendente de Educação à Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, destacou a importância desse valioso instrumento de formação e de inclusão. “Acreditamos que esta iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as instituições de ensino, estabelece um marco na construção de novos cenários para a educação superior pública em nosso Estado. Creio que as etapas subsequentes deste projeto, apoiado na análise das diversas realidades e com planejamento adequado, certamente, nos permitirão aprofundar e avançar sobre as diferentes realidades econômicas e sociais regionais, e sobre os diversos contextos educacionais do Espírito Santo”, avaliou.

De acordo com a diretora acadêmica da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Simone Telles, a universidade paulista contribuirá para a expansão do Ensino Superior à distância no Espírito Santo. “O estudo de viabilidade voltado à implantação de polos será o primeiro passo nessa parceria com o governo capixaba. Pretendemos levar a expertise que adotamos em nosso modelo pedagógico e contribuir para a universalização da educação a distância de qualidade e gratuita. No Estado de São Paulo, já estamos presentes em 325 municípios e 374 polos, mais de 50% do território paulista”, acrescentou.

Em fala emocionada durante o evento, a secretária de Articulação do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), Sterlayne Rosseto, lembrou que essa é uma antiga demanda da sociedade. “Em 2018, a gente fez um pacto da juventude, reunimos os principais líderes de juventude do Estado, fizemos um pacto, assinamos e entregamos ao governo. Ouvimos naquela época que isso não iria acontecer. Mas aqui está o governador Renato Casagrande, mostrando que nada é impossível no Espírito Santo, que nada é impossível para a nossa juventude. Aqui não é diferente de outros estados e agora nós temos uma universidade estadual para chamar de nossa. Vamos todos abraçar isso, porque é nosso.”, disse a jovem, que foi aluna do programa Nossa Bolsa.

Também estiveram presentes a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação), Flavia Mignoni (Comunicação Social), Marcelo Altoé (Fazenda), Paulo Foletto (Agricultura), Jasson Hibner (Procuradoria-Geral do Estado) e Coronel Aguiar (Casa Militar); os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino e Luciano Machado; o vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; além de dirigentes de autarquias e órgãos, vereadores e lideranças da área.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br