Idaf inicia trabalhos do projeto ‘Nascente Viva’

06/06/2022 15h35

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nas últimas semanas, a primeira etapa do projeto “Nascente Viva”, que visa à implementação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e cercamento de nascentes em propriedades rurais localizadas em sub-bacias das bacias hidrográficas do Rio Calçado (no município de São José do Calçado) e Rio São Mateus (em Água Doce do Norte).

A coordenadora do projeto, Ahnaiá Zanotelli Dias da Silva, da Subgerência de Licenciamento Ambiental do Idaf, explicou que, neste momento, foi apresentada a proposta para as comunidades participantes e iniciado o cadastro dos produtores envolvidos.

Nascente Viva

Pelo projeto “Nascente Viva”, que conta com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e das prefeituras de São José do Calçado e Água Doce do Norte, serão instalados biodigestores nas propriedades para promover saneamento na área rural e será realizado cercamento para proteção das nascentes.

Segundo Ahnaiá Silva, serão investidos, aproximadamente R$ 300 mil no projeto, com recursos do Fundágua, beneficiando em torno de 60 propriedades nos dois municípios. Os produtores também participarão de ações de educação ambiental, promovidas pelo Idaf, durante a vigência do projeto, que terá duração de 15 meses.

“A falta de saneamento ou as condições precárias existentes em muitos espaços pode gerar contaminação dos cursos hídricos. Por isso, a instalação de equipamentos apropriados contribuirá para que o processo ocorra de forma adequada. Além disso, o cercamento das nascentes terá papel fundamental na recuperação de Áreas de Preservação Permanente e na regeneração do entorno, protegerá contra pisoteamento por animais e, por consequência, proporcionará aumento da disponibilidade hídrica”, explicou Ahnaiá Silva.

Em São José do Calçado, o Córrego do Milagre, no distrito de Airituba (nas localidades de Vai e Volta e Milagre), recebe todo o esgoto das residências, impossibilitando, até mesmo, a irrigação de hortas. Propriedades dessas localidades receberão os biodigestores. Já o cercamento das nascentes, será desenvolvido no distrito de Alto Calçado, na localidade de Pontão.

Já em Água Doce do Norte, o projeto abrangerá a comunidade de Santa Luzia do Azul, no distrito de Santa Luzia do Azul, uma vez que a crise hídrica evidenciou o problema de degradação ambiental na região onde nasce o rio Cricaré. “Nota-se assoreamento e falta de vegetação para proteção das margens dos rios e das nascentes na região e a falta de saneamento agrava a situação da bacia”, acrescentou Ahnaiá Silva.

Fundágua

O Fundágua é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) para fornecer suporte financeiro à implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e às ações nela previstas; à implementação de ações, programas e projetos voltados à segurança hídrica; à manutenção, recuperação e ampliação da cobertura florestal; e ao aperfeiçoamento de profissionais da área ambiental e correlatas.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf