Iema inicia oficinas para elaboração de políticas públicas de Educação Ambiental com municípios do norte do Estado

08/04/2022 15h58

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da Gerência de Educação Ambiental, deu início, nessa quarta-feira (06), às Oficinas de Diagnóstico Participativo para Elaboração das Políticas Públicas Municipais de Educação Ambiental. A ação está sendo realizada com os representantes dos municípios do Consórcio ProdNorte, que participaram da primeira turma da Formação de Gestores em Educação Ambiental.

A primeira oficina foi realizada em Pinheiros e envolveu também os municípios de Montanha, Mucurici e Ponto Belo. No dia 12 de abril, as oficinas serão ofertadas aos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário. E por fim, Nova Venécia, Boa Esperança, Vila Pavão e Ecoporanga fazem sua oficina no dia 19 de abril.

A gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, explicou como funciona a metodologia das oficinas. “Os participantes são divididos em grupos por municípios, para identificar as potencialidades e fragilidades de cada um, a fim da construção de um programa municipal. Eles terão seis meses para essa estruturação e depois irão validá-la por consulta pública, para então publicar a lei”.

O trabalho é feito com os órgãos gestores responsáveis pela Política Estadual de Educação Ambiental, incluindo o Iema, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Secretaria da Educação (Sedu) e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni